Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rosa, Minha Irmã, Rosa


Rosa, Minha Irmã, Rosa é de todos os livro que eu li até hoje, o meu favorito.
Para quem não o conhece, coloco aqui a sinopse:

Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afecto da família - incluindo o Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios.Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém. Será que Rosa vai continuar a ser «uma intrusa»?

Eu li este livro numa época em que demorava mais de um mês a ler cerca de 100 página. Não gostava de ler e sempre que os professores me pediam uma ficha de leitura, eu fazia de tudo para arranjar livros do género de banda desenhada (o que, agora que penso nisso, era uma coisa estranha. um professor aceitar uma ficha de leitura de uma banda desenhada, mas enfim). Naquele tempo os meus pais não sabiam ao certo o que fazer comigo, porque por mais que tentassem, eu simplesmente não gostava de ler, não queria ler. eles chegaram até a pagarem-me para ler, mas mesmo assim não resultou. foi preciso encontrar a minha mana Misa, para eu começar a ler. agora um livro nem dura uma semana e os meus pais dizem "Abranda, lê mais devagar!" Eu sei, eu era uma vergonha mas felizmente esse tempo de demorara mais de um mês a ler e de não gostar deste mundo de letras, palavra, frases e textos, já lá vai :D

Enfim, voltando ao livro Rosa, Minha Irmã, Rosa.
Este livro é o meu preferido, porcausa da história que conta. eu sei que parece uma histótia infantil, para crianças de 8 anos. mas foi o livro que mais me marcou.
Quando lia este livro, sentia uma ligação directa com Mariana, a personagem principal. Eu percebia e sabia o que ela sentia, o que ela pensava, aquilo que detestava na irmã, ver o seu mundo a dar voltas porque um ser estranho entrou na sua casa. Eu percebia isso tudo. Afinla eu também passei por isso, quando o meu irmão apareceu. E por isso é que eu adoro este livro.
A escritora revela uma realidade sensivel, sem qualquer fantasia ou invenção, mas sim a pura realidade vivida e sentida por um criança. Realidade esta tão bem conhcida, para mim e para todas as pessoas que têm irmãos mais novos.
Eu aconselho as pessoas a lerem este livro, mesmo que ao prencipio pensem que se trata de um livro para crianças, mas que pelo menos tentem dar uma vista de olhos. Aconselho principalmente a todos os que têm irmãos mais novos, porque esses de certeza vão compreender o que Mariana sente e que sabe, talvez isso vos traga lembranças, tal como me trouxe a mim :D

2 comentários:

Misa disse...

Nunca gostei realmente de Alice Vieira...
E sou a irma mais nova! Não falem mal até serem uma!!
Baci!

Cristina disse...

Olá Deia,
Concordo com a Misa, também sou irmã mais nova e nós também sofremos com as partidas e mentiras que os irmãos mais velhos nos pregam.
Beijinhos

Com tecnologia do Blogger.